Cemitério, Curiosidades, Flores

Cemitério São Pedro

Cemitério São Pedro

Cemitério São Pedro

O Cemitério São Pedro teve sua inauguração em 1972, sendo construído por conta da superlotação do Cemitério Quarta Parada.

Em comparação com os cemitérios da capital paulista, o mesmo é considerado bem novo.

Seu nome foi escolhido pela prefeitura de São Paulo sendo construído em um terreno de aproximadamente 220.000 metros quadrados, o que o faz ser o terceiro maior cemitério de São Paulo, ficando para trás dos Cemitério Vila Formosa e Cemitério Vila Nova Cachoeirinha.

O cemitério é mantido pela prefeitura de São Paulo, com aproximadamente 40 sepultamentos por dia, sendo eles diretos (ocasião que acontece quando vem de outros locais só para o sepultamento) e outros que fazem o velório no local, calcula-se que o cemitério tem em torno de 100.000 mil pessoas sepultadas em seu terreno. O local também conta com aproximadamente 40 funcionários entre sepultadores até a parte administrativa, que trabalham para deixar o local preservado. O Cemitério São Pedro possui: uma lanchonete, estacionamento gratuito, banheiros, capela, 12 salas de velórios, pensando sempre em facilitar e dar um pouco de conforto aos familiares e amigos que enfrentam esse momento difícil da vida.

Telefone do Cemitério São Pedro:
(11) 2341-9774

Horários de funcionamento:

Sepultamento: das 8:00hs às 18:00hs
Enquanto o velório tem funcionamento de 24 horas.

Cemitério São Pedro Endereço:

Localizado no alto da Vila Alpina, no endereço: Av Dr. Francisco Falconi, 837, no bairro da Vila Alpina, sendo por motivo de sua localização, o seu famoso apelido “Cemitério Vila Alpina“.

Encontra-se entre o Hospital Vila Alpina e o Crematório Vila Alpina.

Para melhor entendimento da localização do cemitério, listamos as principais avenidas da região para ter acesso ao cemitério:

  • Av Salim Farah Maluf
  • Av Luis Inácio de Anhaia Melo
  • Av Zelina, Av Vila Ema Av Oratório
  • Av Paes de Barros

Assim como uma lista dos bairros vizinhos para acesso ao local:

  •  Jardim Avelino
  •  Vila Prudente
  • São Caetano do Sul
  • Vila Zelina

Para facilitar o acesso ao local, listamos caminhos para chegar ao cemitério dividindo em regiões:


Como chegar ao Cemitério São Pedro – Vila Alpina

 

À Partir da Zona Leste:

Siga a Radial Leste no sentido centro, quando chegar, pegue a Avenida Salim Farah Maluf sentido bairro até o fim, ao chegar nessa altura, iremos encontrar placas indicando para o cemitério, vá para o lado esquerdo na Avenida Luiz Inácio de anhaia Mello, após 1 km, pegue a direita na Avenida Francisco Falconi, chegando se assim ao cemitério.

 

À Partir da Zona Oeste:

Para fácil acesso da Zona Oeste, você deve chegar na Marginal Tiete, entrar na ponte Tatuapé à direita sentido Via Anchieta/Imigrantes. Quando chegar no local você vai encontrar placas indicativas, vá até a Avenida Salim Farah Maluf indo até o final da mesma, onde se avistará placas indicativas para o cemitério, pegue a esquerda alcançando a Avenida Luis Inácio de Anhaia Mello, percorra mais ou menos 1 quilômetro de distância na avenida e aparecerá placas indicativas para direita na Av Francisco Falconi, chegando ao cemitério. Pode se chegar também pela Radial Leste entrando para a direita na Av Salim Farah Maluf e seguir as instruções acima para chegar no local.

 

À Partir da Zona Oeste:

A partir da Zona Oeste o melhor caminho a se seguir seria: chegar pela Marginal Tietê, entrar na ponte do Tatuapé à direita sentido Via Anchieta/Imigrantes. Após avistar placas indicativas, entre na Avenida Salim Farah Maluf indo até o final da mesma, onde se avistará placas indicativas para o cemitério, pegue à esquerda alcançando a Avenida Luis Inácio de Anhaia Mello, dirija um quilômetro e você irá encontrar placas indicativas para direita na Avenida Francisco Falconi,

Quando se chega ao cemitério. Uma outra opção para chegar ao local é pela Radial Leste entrando para a direita na Avenida Salim Farah Maluf e seguir as instruções acima que se pode se chegar ao destino com sucesso.

 

À Partir da Zona Sul:

Para chegar ao destino da Zona Sul, pode ser através da Avenida dos Bandeirantes até Avenida Tancredo Neves. Ao chegar na Avenida Juntas Provisórias ir até o fim  e pegar a direita alcançando a Avenida Luis Inacio de Anhaia Mello. Continue reto nesta avenida após o cruzamento da Avenida Salim Farah Maluf, você poderá avistar placas para o cemitério que irão indicar para virar a direita na Avenida Francisco Falconi, quando já se chega ao cemitério.

 

À Partir da Zona Norte e Guarulhos:

Assim como algumas regiões da Zona Norte ou Guarulhos, pode se fazer o mesmo caminho para chegar ao cemitério. Vá até a Via Dutra, pegue o caminho para a direção da Via Anchieta/Imigrantes, local bem sinalizado quando se vai chegando perto da Marginal Tietê. Após todo esse trajeto, entre na Avenida Salim Farah Maluf,  e vá até o fim quando se avistará placas indicando para o cemitério no sentido da esquerda, seguindo por volta de um quilômetro à frente, irá aparecer outra placa indicando para a direita quando se pega Avenida Francisco Falconi e assim chegando ao cemitério.

Outras Regiões da Zona Norte pega-se a Marginal Tiete sentido Ayrton Senna, depois entra na ponte do Tatuapé à direita sentido Via Anchieta/Imigrantes. Há placas indicativas no local, ao chegar na Avenida Salim Farah Maluf vá até o final, onde se avistará placas indicativas para o cemitério, pegar à esquerda alcançando a av Luis Inácio Anhaia Mello, dirija um quilômetro mais ou menos e avistará placas indicativas para a direita na Avenida Francisco Falconi, quando se chega ao cemitério.

 

À Partir do ABC:

Para chegar no local sem erros da grande ABC seria chegando na Avenida do Estado até o cruzamento da Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, ao entrar nesta Avenida à direita é só seguir em frente. Passando pelo cruzamento com a Avenida Salim Farah Maluf, siga em frente aproximadamente um quilômetro à frente se avistará placas indicativas para a direita indicando para Avenida Francisco Falconi, chegando assim ao cemitério.

 

Crematório Vila Alpina

Cemitério São Pedro - Crematório Vila Alpina

Crematório Vila Alpina

Crematório Vila Alpina,foi construído logo após o cemitério, mantido pela Prefeitura de São Paulo. foi Inaugurado em 1974, após várias tentativas de se construí-lo. Primeiramente se cogitou em ser construído em Perus, depois na Vila Nova Cachoeirinha, mas após essas falhas tentativas, foi decidido que o mesmo seria feito na Vila Alpina. Construído em terreno anexo ao Cemitério São Pedro, em uma área de 134 mil metros quadrados, foi o primeiro Crematório do Brasil. Denominado como Crematório Dr. Jayme Augusto Lopes, apesar dos seus 41 anos de existência, ainda é um dos principais crematórios do Brasil. Muito elogiado por ter uma excelente estrutura, sendo assim muito procurado por famílias do Brasil inteiro. O local realiza aproximadamente entre 20 a 30 cerimônias por dia.

Estrutura do Crematório Vila Alpina

  • O local não possui salas de velório, sendo os mais próximo para a realização do mesmo o Cemitério São Pedro ou o Cemitério Quarta Parada, podendo-se realizar o mesmo em uma dessas opções e depois encaminhar ao crematório
  • Está instalado numa área de 134 mil metros quadrados com 4.700 metros quadrados de construção
  • Possui três câmaras frias para conservação dos corpos antes da cremação, sendo que nas mesmas tem a capacidade para conservar 64 corpos
  • Possui dois fornos crematórios com espaço para cremar dois corpos ao mesmo tempo
  • Disponibiliza Câmaras para guardar as cinzas, até que os familiares a retirem
  • DJ para cerimônia
  • Estacionamento

Curiosidades do Cemitério São Pedro

Cemitério São Pedro - Túmulo das 13 almas

Túmulos das 13 almas

O Cemitério São Pedro tornou-se muito conhecido quando recebeu o sepultamento dos treze corpos não identificados das pessoas que tentaram escapar pelo elevador, no trágico incêndio do edifício Joelma, em 1974, uma das maiores tragédias de todo o Brasil. Ao tentarem escapar pelo elevador morreram carbonizados não tendo escapatória. Ao encontrarem os corpos foi impossível realizar a identificação dos mesmo, então esses foram sepultados juntos e são muito conhecidos como as “Treze Almas”.
Um dos motivos de grande visitas ao cemitério é essa história, pois há relatos que visitantes escutam gritos e pedidos de socorro vindo das sepulturas das treze almas, e os mesmo sempre disponibilizam flores e orações para que as almas sigam um caminho em paz, também sempre molhando seus túmulos com água, pois há histórias que dizem que os mesmos se acalmam quando molhados.

DJ do Adeus

Cemitério São Pedro - Músicas Fúnebres

Sala do dj do adeus

Um dos serviços mais elogiados no Crematório da Vila Alpina é o de Luiz de 55 anos. Ele é conhecido como o DJ do Adeus, algo que para muitos não existia em um local como esse. Seu trabalho começa às 7 da manhã, sendo basicamente anunciar o falecido que irá ser recebido na sala, esperar seus parentes e amigos se acomodarem no local e ter determinadas horas para tocar a música, sendo que a mesma pode ser uma oração ou música pedidas pelo parentes do falecido. Houve uma vez que Luiz atendeu um pedido de uma viúva, dizendo que deveria tocar a música que seu marido mais gostava, pois sempre foi alegre e gostava de festas. Assim nesse dia Luiz tocou “Festa no Apê”, do Latino 4 vezes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *